Chocolate que não é chocolate…Como assim?

Chocograph3

Olá Pessoal,

Que chocolate é uma delícia todo mundo já sabe, o que muitos não sabem é a diferença entre os tipos de chocolate, e sempre recebo perguntas e questionamentos sobre qual o melhor? Se chocolate branco é chocolate? E que tipo de chocolate usamos?

Então vamos lá…

Quando saímos para comprar chocolate, seja para uso doméstico ou até mesmo para indústria que utiliza o processo artesanal, encontramos no mercado quatro principais tipos.

Chocolate Preto:  O Chocolate preto ao leite e meio amargo, é produzido da trituração da semente de cacau que misturado ao leite, manteiga de cacau e açúcar formam uma massa que dá origem ao chocolate. Já o chocolate amargo dependendo do teor de cacau, é feito com os grãos da semente torrado e pouco de manteiga de cacau, é considerado chocolate mais puro, porém menos doce e seu sabor não é o preferido do paladar brasileiro. Para trabalhar com este tipo de chocolate é necessário fazer todo o processo de temperagem correta para conseguir um produto de qualidade a não ser que seja para misturar com outros ingredientes como em sobremesas por exemplo.

Chocolate Branco: Você já deve ter ouvido que chocolate branco não é chocolate certo? O que acontece é que o chocolate branco não é feito com a semente do cacau, e sim da manteiga que sai desta semente, chamada de manteiga de cacau. Por isso alguns dizem que se não for da semente não é chocolate, outros dizem que se for derivado do cacau é chocolate…essa questão deve ser particular de cada um, mas agora você já sabe a origem! Assim como o puro chocolate preto, o branco puro ou também chamado de nobre, exige que seja feito todo o processo de temperagem antes de serem produzidos as barras, bombons e ovos de páscoa.

Chocolate Fracionado: Pode ser chamado de chocolate branco ou preto, mas não leva em sua composição nenhum resquício da semente nem da manteiga de cacau, são produzidos apenas com óleo vegetal hidrogenado que os torna altamente saturados. Este tipo de chocolate não necessita têmpera , portanto, muito mais fácil e rápido para trabalhar, seu gosto é bem característico e diferente do verdadeiro chocolate, é mais aconselhado para ser utilizado em casquinhas,  enfeites e coberturas. Mas por ser mais barato e fácil, tem muita gente usando este chocolate para moldar por aí, cá entre nós, quem conhece não consegue comprar pela 2ª vez :(

Chocolate Cobertura ou hidrogenado: Muito parecido com o fracionado, mas com um teor muito alto de gordura vegetal, seu sabor e textura são bem inferiores, é um produto muito mais barato, normalmente utilizados em padarias em geral para decorações e coberturas de tortas e pães. Também não necessita temperagem.

Ficou um pouco mais claro essas diferenças?

A ChocoGraph tem um processo artesanal e trabalha somente com chocolate puro. E muito mais que um simples e delicioso chocolate, imprimimos a imagem ou foto que desejar. E para que a imagem fique com a qualidade de uma fotografia, usamos sempre o chocolate branco e o cliente pode escolher se quer sua barra toda em chocolate branco ou meio a meio (branco e preto).

Acesse nosso site www.chocograph.com.br e veja como é fácil personalizar o seu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>